A Todos os Pais

A todos os pais e encarregados de educação assiste o direito de participar no processo educativo dos seus filhos.
Esta participação pode assumir duas formas distintas:

  • Individualmente, enquanto encarregado de educação de um aluno de determinada escola;
  • Enquanto membro de uma associação de pais e encarregados de educação.

No 2º caso, os pais e encarregados de educação, na pessoa de um representante - a Associação de Pais -, podem manter contactos com a escola em diversas modalidades e momentos:

  • Através da integração nos seguintes órgãos: Assembleia de Escola, Conselho Pedagógico e Conselho de Turma (neste caso, um elemento da turma indicado pela associação de pais)
  • Em reuniões com o Conselho Executivo/Director para tratar assuntos relacionados com a vida da escola

Facilmente nos apercebemos que, cada vez mais, os pais e os encarregados de educação - individualmente ou em associações - são chamados a intervir no processo educativo dos seus filhos ou educandos que se desenvolve no seio da escola.

Esta mudança de atitude da escola, tradicionalmente fechada sobre si mesma e sobre os seus métodos e programas, reclama que os pais e os encarregados de educação tenham também uma nova postura perante a escola. Neste processo de envolvimento dos pais na escola assumem particular importância as Associações de Pais.

NOTA IMPORTANTE

Da dignificação da participação dos pais na vida da escola tem papel importante o conhecimento da normativo legal que gere a sua participação não apenas como encarregado de educação mas também como representante dos outros pais da escola.

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode